terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ideias e conselhos: Barroco/Rococó num quarto de casal (análise do modelo Venice da colecção Heritage da Versace Home)



Os móveis em estilo neo-barroco/rococó estão agora muito na moda. Nesta imagem vê-se um quarto Versace Home (modelo "Venice" - Primavera/Verão 2010), com todo o luxo e oponência do barraoco/rococó observado na cabeceira da cama, presentes nos floeados e na textura do veludo do forro. Este roxo-vivo é uma novidade do século XXI neste tipo de móveis, pois no apogeu deste estilo (há cerca de trezentos anos atrás) usava-se tons pastel tanto nos tecidos lisos como nos florais, embora também tivesse sido muito utilizado o vermelho. Também é novidade a mistura de texturas, em que a central tem como inspiração os mosaicos da Grécia antiga.
Na maioria dos casos os floreados eram feitos em madeira cobertas com folhas de ouro ou prata (ficando dourado e parateado). Estes móveis adornavam os grandes palácios reais, da nobreza e da alta borguesia.

Em contrapartida ao excesso de decoração e vivacidade da cabeceira da cama, conjugou-se vários tipos de roxo até ao rosa e uma cor neutra (o branco), conseguindo assim uma gande harmonia entre formas e estilos. As almofadas e a colcha são perfeitamente contemporâneas enquanto as poltronas têm inflências clássicas.

O segredo é saber conjugar pormenores elegantes e luxuosos com, em contrapartida, alguma simplicidade na decoração restante.

1 comentário:

  1. Camas Classicas sob Encomenda em SP,Ateliê de moveis Américo neves 44 tradição,executamos replicas de estilo,releitura e reedição de moveis assinados visite nosso Ateliê Moveis feitos a mão (handmade)customizados personalizados diferentes,luxuosos sob encomenda.

    www.americonevescadeiras.com.br Nacional

    ResponderEliminar